Camboja

26/08/2011 17:34

 

 

Camboja

     O Camboja está localizado no sudeste da Ásia, às margens do Golfo da Tailândia, mantendo fronteiras com o Vietnã, o Laos e a própria Tailândia. Seu relevo é caracterizado por planícies ao centro e montanhas nas regiões norte e sudoeste. Mais de dois terços do território cambojano é coberto por florestas tropicais.

       Mais de 11 milhões de pessoas vivem no Camboja e quase a metade tem idade inferior a 15 anos. Pouco mais de 20% vivem em áreas urbanas e, portanto, a grande maioria da população vive em pequenas vilas na zona rural. Os khmers correspondem a 85,2% do povo cambojano, porém há muitas minorias étnicas, como os grupos cham, mnong e paong. Além disso, há imigrantes vietnamitas, chineses e laosianos. A capital do país, Phnom Penh, possui cerca de um milhão de habitantes.

       O Camboja foi um poderoso reino entre os séculos I e XIV. Com seu declínio, o país tornou-se um mero joguete nos conflitos globais e regionais com os tailandeses, vietnamitas, franceses, japoneses e americanos. O Camboja foi vítima da trágica Guerra do Vietnã, que abriu caminho para que a organização extremista e marxista Khmer Vermelho tomasse o poder em 1975 e iniciasse um dos maiores genocídios do século XX. Quase todas as famílias ricas, com instrução e ligadas à política foram exterminadas e o resto do país foi transformado em um grande campo de trabalhos forçados. Em 1978, tropas vietnamitas invadem o país e expulsam o Khmer Vermelho do poder, mas logo após a invasão eclode uma feroz guerra civil que perdura até 1991.

       Os cambojanos ganham menos de US$ 1.000 por ano apesar do crescimento da economia. Quase todos trabalham em atividades relacionadas à agricultura. Os anos de devastação provocaram sérios danos financeiros no país. Ainda que a situação econômica esteja melhorando, muitos problemas ainda persistem, como o analfabetismo - que atinge a metade da população -, a falta de infra-estrutura e escasso acesso à tecnologia.

Geografia   

       O Camboja tem cerca de 181 040 km² de superfície e partilha uma fronteira de 800 km com a Tailândia no norte e ocidente, uma fronteira de 541 km com o Laos no nordeste e uma fronteira de 1 228 km com o Vietname, no leste e sueste. Tem 443km de costa no golfo da Tailândia. A principal característica topográfica do país é a planície lacustre formada pelas inundações do Tonle Sap (Grande Lago), que tem cerca de 2 590 km² de superfície durante a estação seca e 24 605 km² na estação das chuvas. Esta planície densamente povoada, dedicada ao cultivo de arroz, constitui o coração do Camboja. A maior parte (cerca de 75%) do país situa-se a menos de 100 m de altitude, sendo as únicas excepções as montanhas Cardamon (que culminam a 1 771 m), a sua extensão oriental, que se dispõe em sentido norte-sul, a cadeia Elefante (com altitudes que variam entre os 500 e os 1 000 m), e as escarpas alcantiladas das montanhas Dangrek (com uma altura média de 500 m), que se estendem ao longo da fronteira norte com a Tailândia.

        As temperaturas variam entre os 10°C e os 38°C. O Camboja sofre o efeito das monções tropicais: a monção de sudoeste, que sopra do mar em direção ao nordeste, traz ventos carregados de humildade do golfo da Tailândia e do oceano Índico entre Maio e Outubro, sendo o período de maior precipitação nos meses de Setembro e Outubro; a monção de nordeste, que sopra do interior para a costa, traz consigo a estação seca, de Novembro a Março, sendo Janeiro e Fevereiro os meses de menor precipitação.

Política

       O Camboja é uma democracia liberal multipartidária sob uma monarquia constitucional estabelecida em 1993. Nos anos 70, o país foi afetado pelo conflito do Vietnã e tem enfrentado sérios problemas internos desde então. Apesar da liberdade política, ainda há muita opressão no país.

Economia

      O Camboja é um país predominantemente agrícola, com pouca industrialização, e baixa renda per capita. Seu principal produto agrícola e de quase todos os países do sudeste asiático é o arroz. O cultivo do arroz é praticado em vales fluviais de forma intensa, com elevada produtividade. É a chamada agricultura de jardinagem, com intenso uso de mão-de-obra e aproveitamento do solo.

      Outros produtos agrícolas importantes são: borracha, café, cana-de-açúcar, chá e pimenta-do-reino. Todos esse produtos são voltados principalmente para a exportação.

      Entre 1980 e 1990, a economia do Camboja cresceu 5% ao ano. Foram taxas anuais de crescimento da economia superiores a média mundial, baseadas em investimentos estrangeiros. Mas a partir da segunda metade de 1990, esses investimentos começaram a escassear (eles foram para outras partes do globo), e essas taxas diminuiriam.
Igreja

      Os cristãos correspondem a menos de 1% da população. No entanto, com a queda do Khmer Vermelho, o país passou a desfrutar de maiores liberdades a partir da década de 90, entre elas a liberdade de evangelização. Apesar de geralmente serem considerados cidadãos de segunda classe, os cristãos cambojanos estão começando a promover um impacto mais amplo através da pregação do Evangelho. Programas evangelísticos são transmitidos pela televisão e espetáculos de música cristã estão sendo realizados na capital.

      Felizmente, a perseguição foi reduzida de forma significativa no governo atual. Embora ainda exista algum tipo de perseguição à igreja, há completa liberdade de culto e de evangelização.

Dados Gerais:

Capital:Phnom Penh
População: 11,1 milhões (21% urbana)
Área: 181.035 km
Localização: Sudeste Asiático
Idiomas: Khmer,Francês
Religião: Budismo 95% Crenças Regionais 4% Cristianismo: menos de 1 %