Afeganistão

26/08/2011 17:29

 

 

Afeganistão

O Afeganistão (oficialmente, República Islâmica do Afeganistão, em pachto, em persa) é um país sem saída para o mar no centro da Ásia. É comumente designado como um país da Ásia central, da Ásia meridional e do Oriente Médio. Possui vínculos religiosos, etno-linguísticos e geográficos com a maioria dos países vizinhos. Limita com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irão a oeste, com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão ao norte, e com a China a nordeste. O nome do país significa "terra dos afegãos".

       O país é um cadinho cultural entre o Ocidente e o Oriente e tem sido um antigo ponto focal para o comércio e a migração. Sua localização é estratégica, ao ligar o sul, o centro e o sudoeste da Ásia. Ao longo de sua história, o país assistiu a diversos invasores e conquistadores, embora em outras ocasiões reinos locais tenham invadido as regiões vizinhas.

      O Afeganistão já foi disputado por diversos impérios, desde Alexandre, o Grande, até o Império Britânico.

      A  falta de união entre as fileiras guerrilheiras deu início a uma guerra civil e, ao longo da década de 90, uma milícia fundamentalista denominada Talibã obteve o controle de 95% do país, deixando que apenas uma pequena área ao norte fosse controlada pela inimiga Aliança do Norte.

      Os ataques terroristas contra Nova York e Washington, em 11 de setembro de 2001, tiveram grandes consequências para a história contemporânea do Afeganistão. Depois de os EUA exigir a prisão e a extradição do saudita Osama Bin Laden (hospedado pelo governo Talibã e acusado dos ataques), declararam guerra contra o Talibã e, a partir do dia 7 de outubro, passaram a bombardear massivamente o território afegão, enfraquecendo a milícia fundamentalista. No final de novembro de 2001, o Talibã já havia perdido o controle de praticamente todo o país, com exceção da cidade de Kandahar, onde a milícia mantinha seu quartel-general.

      As forças do Talibã se tornaram mais efetivas em 2006, e chegaram até a anunciar seu governo em algumas províncias.

     O crime está presente em várias formas. Formas de criminalidade inclui o narcotráfico, o branqueamento de capitais, fraude, corrupção, etc.

     O Afeganistão é  o maior produtor mundial de ópio. De 80 a 90% da heroína consumida na Europa provém de ópio produzido no Afeganistão. O tráfico de ópio tornou um importante negócio ilegal no Afeganistão desde a queda do regime talibã, em 2001. De acordo com um inquérito realizado em 2007 pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), 93% dos opiáceos no mercado mundial teve origem no Afeganistão.

       Outras formas de criminalidade incluem roubo, bem como sequestros e assaltos.

     Economia

      A economia afegã foi arruinada por quase duas décadas de conflito. Guerras, terremotos e secas devastaram as estruturas do país. O inverno rigoroso de 2007/2008 e a seca no verão elevaram o preço dos alimentos, em especial da farinha e do arroz.

      A agricultura é o maior setor da economia e a fonte de renda para a maioria dos afegãos. Mas boa parte desse setor é voltada para o cultivo da papoula, matéria-prima do ópio. Existem diversas tentativas de substituir essa cultura por outras plantações.

     O narcotráfico é responsável por 60% da economia afegã. Essa atividade intensificou-se após a queda do Talibã, tornando o país responsável pela fabricação de 93% do ópio encontrado em todo o mundo.
Geografia

        O Afeganistão é um país montanhoso, (com 85% do seu território formado por montanhas) -, embora inclua planícies no norte e no sudoeste e poucas depressões. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos.          

Política

        O atual presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, foi escolhido pelo governo dos Estados Unidos para dirigir um governo interino, após a queda dos Taliban.


        O atual governo inclui membros da Aliança do Norte, um grupo político formado por elementos de diferentes regiões e grupos étnicos nomeados pela Loya jirga - conselho ligado às antigas tradições afegãs, inicialmente constituído por membros da etnia Pashtun, majoritária, e atualmente formado por diferentes líderes regionais e tribais, autoridades políticas, militares e religiosas, funcionários do governo, etc.                                

Cultura

        A cultura do Afeganistão é milenar. É bastante influenciada pelo Islão, porém recebeu, ao longo dos séculos, influências do hinduísmo e do budismo.

        Há objetos da Arte Gandhara do século I ao século VII, com marcante influência greco-romana. Desde o início do século XX a arte afegã começou a utilizar-se de técnicas ocidentais. A arte era uma tarefa essencialmente masculina, porém recentemente mulheres começaram a se destacar.                                

Religião

      A princípio, todos os afegãos são considerados muçulmanos. O Artigo 3 da Constituição afegã sustenta que "Nenhuma lei pode ser contrária à crença da sagrada religião do islã".

       A apostasia (abandono do islamismo) e a blasfêmia são crimes passíveis de morte. Por isso, convertidos e ateus podem ser condenados à morte. Os não-muçulmanos residentes no país podem praticar a sua fé, mas não podem evangelizar.

      Em maio de 2007, uma emenda à lei que regula a mídia afegã proibiu a promoção de qualquer religião que não fosse o islamismo. Enquanto manteve o poder, o Talibã instituiu um governo teocrático com base em uma rigorosa interpretação da sharia. Quase todo o território afegão assistiu a uma vigorosa promoção do islã, que resultou em inigualável opressão contra a pequena comunidade cristã.

      Alguns países, entre eles o Irã e a Arábia Saudita, têm apoiado o Afeganistão com o envio de líderes e livros religiosos e dinheiro. O país é lar para muitos muçulmanos radicais. O controle exercido pela família é predominante. A sociedade afegã é dominada pela família estendida (que inclui avós, tios e primos) e há pouco espaço para escolhas individuais. Assim, a maior pressão contra os cristãos locais vem de suas próprias famílias e rede de relacionamentos.

     Os convertidos sofrem uma enorme pressão. Em geral, eles têm três dias para se retratar e voltar ao islamismo; caso contrário podem morrer. Por isso, a maior parte dos convertidos guarda sua fé para si e só a compartilha com pessoas que consideram dignas de confiança.

Dados Gerais:

Capital:  Cabul
Governo: Republica Islâmica
População: 28,2 (24% Urbana)
Área:  652.090 Km
Localização: Centro Sul da Ásia, sem saída para o mar.
Idioma: Dari, Pashto , Uzbeque e Turcomano
Religião: Islamismo 99,4 % Cristianismo 0,01%

Motivos de Oração:

1. Eleição: A eleição presidencial será realizada no País em nossos corações em menos de três semanas. Existem cerca de 40 candidatos disputando a presidência. 
Ore:
-Para que os candidatos e aqueles que os apoiam realizem uma campanha pacífica e respeitosa. 
-Para que os lugares de votação sejam seguros e que os eleitores possam lançar as suas cédulas sem medo. 
-Que a eleição seja honesta e que a vontade dos eleitores seja acatada. 
-Para que os resultados da eleição sejam aceitos por todos os envolvidos. 
-Para que vença a eleição a pessoa que Deus tem para conduzir o País em nossos corações. 
2. Segurança: Como as eleições se aproximando, o antigo regime jurou aumentar a violência e prometeu impedir a eleição. Recentemente, uma bomba em uma estrada oeste da cidade matou 12 pessoas. A maioria das vítimas eram civis, incluindo mulheres e crianças, muitas outras ficaram feridas. 
Ore:
-Que o antigo regime seja impedido de lançar estes ataques que matam e prejudicam principalmente civis inocentes. 
-Que estas bombas e dispositivos sejam encontrados e desarmados antes que qualquer dano possa ser feito. 
-Que o Deus da paz traga paz ao País em nossos corações. 
3. Governo: O governo central do País em nossos corações é muitas vezes visto pelo povo da Terra como sendo ineficaz, burocrático e corrupto. O governo tem pouca influência fora das grandes cidades da Nação. 
Ore:
-Para que a corrupção seja controlada e todos aqueles que tomam subornos e vendem influência sejam descobertos e impedidos. 
-Para que as próximas eleições tragam um governo mais eficaz, que se concentre em satisfazer as necessidades das pessoas da Nação. 
-Para que o governo encontre maneiras de desenvolver a economia do País em nossos corações, pra que possa beneficiar todas as pessoas e não apenas aqueles que já são ricos. 

4. Papoulas: O cultivo de papoulas e a venda de heroína continua a ser uma importante fonte de rendimento para os rebeldes e para os funcionários corruptos no País em nossos corações. 
Ore:
-Que a cultura da papoula possa falir e os agricultores encontrem outras culturas para cultivar. 
-Que o governo seja capaz de impedir o cultivo de papoula e a produção de heroína na terra. 
-Que o mercado internacional de heroína ilegal possa diminuir significativamente. 
-Para que os agricultores escolham plantar culturas alimentares, em vez de papoulas. Houve boa chuva para o trigo este ano, para quase sustentar as pessoas.