Iraque

26/08/2011 17:39

 

 

IraqueLocalização:Oriente Médio
Governo
Democracia parlamentar, chefiada pelo presidente Jalal Talabani desde abril de 2005
População
28,2 milhões (66,9% urbana)
Área
438.317 km2 
Idiomas
Árabe, armênio, assírio, curdo (oficial nas regiões curdas) e turcomano

Religião
Islamismo 97% cristianismo 3%
Situação Religiosa:
O socialismo pan-arábico, ao contrário do Islã, é uma ideologia do regime Ba'at. As minorias religiosas eram favorecidas por Saddam Hussein se mostrassem lealdade política. Os cristãos tinham uma liberdade cada vez maior para adorar e testificar desde 1968, porém ainda sofrem devido à discriminação.
Religiões População % Adeptos Cres. Anual
Muçulmana 96,85 22,386,765 +2,9%
Cristã 11,55 358,281 -0,9%
Outras 1,10 254,264 +2,8%
Sem religião 0,50 115,574 +6,5% 
Historia:
A Mesopotâmia, região onde o Iraque está localizado hoje, já foi o centro do Oriente Médio e da civilização mundial na Idade Antiga. Os sumérios utilizaram as terras férteis e o abundante suprimento de água da região e desenvolveram uma sociedade complexa. Seus sucessores, os acádios, desenvolveram o famoso Código de Hamurabi, que era o mais completo sistema de leis da época. O Iraque viveu sob o comando de vários conquistadores, entre eles os mongóis, os turcos otomanos, e os ingleses, logo após a I Guerra Mundial. Os britânicos colocaram um rei no trono iraquiano, mas uma revolução militar em 1958 resultou na derrubada da monarquia, na instalação do Partido Socialista Árabe (quando se iniciou a era Saddam Hussein) e na Constituição Provisória de 1970. 
A partir do fim da Guerra do Golfo em 1991, a minoria curda recebeu certa autonomia, mas não a independência que desejava, o que fez com que as tensões e conflitos civis persistissem. A partir dessa data, o Conselho de Segurança da ONU solicitou ao país que se desfizesse de todas as armas de destruição em massa e dos mísseis de logo alcance, e também que permitisse uma inspeção da ONU. A suposta desobediência a essas determinações levou os Estados Unidos a invadir o país em março de 2003 e derrubar o regime de Saddam.
Economia: 
Historicamente, a economia do Iraque sempre dependeu de suas exportações de petróleo, que possui em abundância. Em 2005- após a derrubada de Saddam Hussein por países liderados pelos EUA, como a Inglaterra, Itália e Japão- o novo governo faz planos para reduzir a dependência de seu "ouro negro", atraindo investidores estrangeiros principalmente, num primeiro momento, para a reconstrução do Itaque.
 Motivos de Oração:
1-A comunidade internacional fez do Iraque um pária entre as nações. Os efeitos tem sido devastadores, porém não deram fim ao poder da elite dominante.
Ore:
-Por sabedoria por parte da ONU e dos lideres mundiais, para que sejam equilibrados na punição e em relação às necessidades humanitárias, assim como na prática da aplicação das sanções. 
2- O ministério entre os curdos é particularmente perigoso. Os cristãos que vivem entre esse povo são constantemente perseguidos, ameaçados e mortos.  
Ore:
Pela proteção e segurança dos evangelistas que trabalham entre eles. 
3-Ainda não existe a Bíblia publicada em nenhum idioma curdo. A tradução já foi feita, mas não foi concluída.
Ore: 
Para que esse trabalho seja colocado à disposição dos cristãos.