Laos

26/08/2011 17:45

 

 

Laos

Localizado no Sudeste Asiático, o Laos é caracterizado por seu terreno extremamente montanhoso, apresentando poucas planícies e planaltos. A região que hoje é o Laos foi dominada pelo reino Nanzhao até o século XIV, sucedido pelo reino local de Lan Xang. A dinastia de Lan Xang foi ao declínio no século XVIII quando a Tailândia assumiu o controle da área setentrional do reino. No século XIX, a França que já dominava o Vietnã, assume também o protetorado do Laos, formando assim a Indochina em 1893. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu o Laos. Com o fim da guerra, em 1945, o Laos proclama o fim do protetorado, sob a liderança do rei Sisavang Vong. No entanto, a França apenas em 1949 aceita alteração ao estatuto do país: primeiro torna-se estado associado da República Francesa e em 1954, reino independente.

    A instabilidade política na região causada pela Guerra Fria causa uma guerra civil e diversos golpes de estado. Em 2 de dezembro de 1975 é proclamada a República e instalado o governo comunista Pathet Lao apoiado pelo Vietnã e pela União Soviética destronando o governo do rei Savang Vatthana, apoiado pela França e pelos Estados Unidos.

    O Laos é um dos poucos países socialistas do mundo. O país ainda depende enormemente de sua agricultura e possui uma infraestrutura bastante deficiente.

Geografia

    O Laos é uma nação sem saída para o mar, localizada no sudeste asiático. Cobre 236.800 km², fazendo fronteira com Mianmar, Camboja, República Popular da China, Tailândia e Vietnã.

    A migração e conflitos internacionais contribuíram à composição étnica atual do país e à distribuição geográfica de seus grupos étnicos. País continua a ter infraestrutura subdesenvolvida, em particular nas áreas rurais. Não há estradas de ferro, seu sistema rodoviário é rudimentar, e as telecomunicações são limitadas. A agricultura garante 40% do Produto Interno Bruto do país e emprega 80% dos trabalhadores.

    O Laos é um grande produtor de ópio, matéria-prima da heroína, mas a produção tem caído nos últimos anos.

Política

    Independente da França em 1954.As forças comunistas do Laos e do Vietnã tomaram o controle completo em 1975. Existe um histórico de atividades guerrilheiras antigovernamentais no noroeste, que tem aumentado desde 1998.O governo se apoia na política de direção do Vietnã, mas há indícios de que muitos laocianos desejam outra coisa. Os líderes comunistas continuam se mantendo no controle políticos total, apesar da liberação econômica.

Religião

    A perseguição comunista aos cristãos foi especialmente severa entre os anos de 1975 e 1978. As restrições diminuíram depois, apesar das igrejas ainda serem vistas como potencialmente subversivas, e serem vigiadas. O budismo está reconquistando um pouco de sua velha influência, mas está muito sincretizado com o animismo. No final dos anos 90, a perseguição aumentou de forma significativa. O governo pretende eliminar completamente a presença cristã no país.

DADOS GERAIS:

Capital: Vietiane
Governo: Estado comunista, chefiado pelo presidente Choummali Saignason desde junho de 2006.
População: 6,8 milhões (31% urbana)
Área: 236.800 km
Localização: Sudeste da Ásia
Idioma: Laosiano, Inglês, Francês e outras línguas étnicas.
Religião: Budismo 60%, Animismo 30%, Cristianismo 3%, Islamismo 1,1 %, outras 1%.