Marrocos

26/08/2011 17:46

 

 

MarrocosLocalização: Noroeste da África 
Situação Religiosa:
A liberdade religiosa aumentou para os cristãos no Marrocos Indonésia e Nepal. 
Recebemos mais informações sobre o país, as quais confirmaram uma relativa melhora na situação dos cristãos no Marrocos em 2006. Houve poucos interrogatórios de cristãos no Marrocos e, de acordo com contatos locais, a atitude do governo em relação aos crentes está mais liberal que no passado. Entretanto, conforme a legislação do Marrocos, ainda é ilegal evangelizar. Há, no país, igrejas católicas, ortodoxas e protestantes que são reconhecidas pelo governo, mas somente os estrangeiros podem freqüentar os cultos nessas igrejas. Aos cristãos do Marrocos, não é permitido participar desses cultos. 
Religiões População % Adeptos Cres. Anual
Muçulmana 99,85 28,178,512 +1,8%
Cristã 0,10 28,221 -0,1%
Judaica 0,05 14,110 +1,8%
 História: 
O atual território marroquino foi objeto de várias batalhas entre as antigas tribos da região e diversos impérios mundiais. Os árabes invadiram o Marrocos em 682 e, em pouco tempo, quase todos os habitantes da região adotaram a religião islâmica, com exceção dos judeus. Berberes do Marrocos foram então recrutados para a invasão e ocupação da Península Ibérica em 711. 
O poder político do país permaneceu sob o domínio do islã desde a ocupação árabe até o século XV, quando os europeus começaram a invadir a região. Portugueses, espanhóis e franceses travaram uma disputa armada pelo controle do país, que acabou dividido entre a França e a Espanha. 
Após a II Guerra Mundial, nacionalistas iniciaram um movimento pela independência do país. A França rejeitou essa tentativa até 1956, quando ela e Espanha acabaram por reconhecer a independência do Marrocos. Em 1957, o sultão Mohammed V autodenomina-se rei. 
Atualmente, o Marrocos é governado por uma monarquia constitucional. Sua nova Constituição, aprovada em 1996, promoveu abertura democrática, pois o parlamento passou a ser eleito inteiramente pelo voto popular. Entretanto, juntamente com as reformas de caráter mais democrático, assegurou-se a supremacia do rei.
Economia:
A economia do Marrocos é uma das melhores da África graças ao tratado de comércio e exportação que o país fez com os Estados Unidos da América e a com a União Européia. O país é o maior exportados mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos. Possui terras áridas em quase todo o território.
O rei do país, Mohammed VI, lançou vários projetos de modernização da economia do país. A partir daí, o país começou a apresentar um crescimento grande do PIB - 4,4% em 2001, 7,5% em 2005 e 9.3% em 2006.O país está se esforçando para manter um alto Índice de Desenvolvimento Humano e estabilidade na economia. Desde então, o país tem um PIB per capita (ou Renda per capita) de US$5,175. Juntando com o PIB do Saara Ocidental, o resultado é US$5,555.O país possui grandes reservas de petróleo escondidas no Deserto do Saara. Isso ajudou a melhorar bastante a economia do país.O país apresentou um IDH de 0,644 em 2004. Estima-se que em 2008 o IDH seja de 0,725, em 2012 de 0,753 e em 2016, 0,811.
Motivos de Oração:
1. Há décadas que a perseguição apresenta um crescimento constante. 
Ore:
-Para que o governo marroquino assegure a liberdade religiosa aos cristãos e para que estes possam cultuar e evangelizar sem restrições. Peça também pela segurança dos cristãos marroquinos e pelo abrandamento da postura do governo. 
2. A Igreja não tem liberdade para evangelizar livre e abertamente.
Ore:
-Para que os cristãos marroquinos continuem a desenvolver meios criativos de difundir as boas novas sobre Jesus e para que seus esforços evangelísticos sejam protegidos da repressão pelo poder do Espírito Santo. 
3. Interessados no cristianismo são alvo de intimidação. Contatos com organizações estrangeiras são ilegais e passíveis de condenação à prisão. No entanto, os marroquinos continuam a entrar em contato com programas de rádio cristãos para solicitar materiais de estudo.
Ore: 
-Pela segurança destas pessoas e para que os materiais enviados não sejam interceptados. 
4. Estrangeiros cristãos que trabalham no Marrocos têm sido descobertos, presos e expulsos do país. 
Ore:
-Pedindo proteção para estes cristãos e eficácia para seus testemunhos. Novos profissionais estão constantemente chegando ao país para se juntar a este grupo de cristãos estrangeiros que muitas vezes encontra oportunidades discretas para testemunhar