Moçambique

26/08/2011 17:47

 

 

Moçambique

     Moçambique é um país da África Austral, situado na costa do Oceano Índico, com cerca de 20 milhões de habitantes (2004). Foi uma colônia portuguesa, que se tornou independente em 25 de Junho de 1975.

      A história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" (os negros) da "B
ilad as Sofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do atual Moçambique.

     No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a "pré-história" de Moçambique (antes da escrita) por muitos séculos antes. Provavelmente o evento mais importante dessa pré-história terá sido a fixação nesta região dos povos bantu que, não só eram agricultores, mas introduziram aqui a metalurgia do ferro, entre os séculos I a IV.

     A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI, só em 1885 - com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim - se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX a uma verdadeira administração colonial.


     Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975.

Geografia

     Moçambique está situado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzania, a noroeste pela Zâmbia e Malawi, a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe, a sul e oeste pela África do Sul e a leste pelo Canal de Moçambique.

     A metade norte (a norte do rio Zambeze) é um grande planalto, com uma pequena planície costeira bordejada de recifes de coral e, no interior, limita com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift. A metade sul é caracterizada por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários ,rios entre os quais o mais importante é o rio Limpopo.

     O clima do país é úmido e tropical com estações secas de  à Junho Setembro. As temperaturas médias em Maputo variam entre os 13-2°C em Julho a 22-31°C em Fevereiro. O clima é tropical, influenciado pelo regime de monções do Índico e pela corrente quente do canal de Moçambique.

Podem distinguir-se três zonas em todo o território:

• Norte e Centro: tropical úmido, tipo monçônico, com uma estação seca de quatro a seis meses.
• Sul: Tropical seco, com uma estação seca de seis a nove meses.
• Montanhas: clima tropical de altitude

      A estação das chuvas ocorre entre Outubro e Abril. A precipitação média nas montanhas ultrapassa os 2000 mm. A humildade relativa é elevada situando-se entre 70 a 80%, embora os valores diários cheguem a oscilar entre 10 e 90%. As temperaturas médias variam entre 20°C no Sul e 26 °C no norte, sendo os valores mais elevados durante a época das chuvas.

Política

      Uma colônia portuguesa durante 470 anos. Independente em 1975 como um Estado marxistaleninista depois de uma longa e amarga guerra pela independência. O movimento contra o governo, Renamo propagou uma devastação rural na maior parte do país através de uma guerrilha brutal. Um acordo de paz em 1992 foi implementado em 1995.

Religião

    A política do governo entre 1975 e 1982 era a propagação exclusiva do marxismo," guerra total contra todas as igrejas " e a destruição das superstições religiosas".Desde 1988 tem existido liberdade religiosa. 

      Moçambique, pela primeira vez em sua história, goza de liberdade religiosa. O monopólio católico sob o governo português só foi quebrado em um terço do sul de Moçambique. Os ministérios protestantes foram restringidos ou proibidos. Ocorreram esporádicas, porém severas,perseguições aos crentes evangélicos. Sob o marxismo todos os cristãos sofreram. Os missionários foram expulsos, os líderes cristãos intimidados e aprisionados, e muitas igrejas e instituições confiscadas ou destruídas.

      O analfabetismo, a falta das Escrituras,o legalismo,o sincretismo  e a falta de entendimento do arrependimento bíblico, da fé e do novo nascimento é muito comum. Contudo, o desejo de ensino e ajuda, dados de maneira sábia e sensível, é imenso. Muitos líderes são auto-dominados e procuram ligações, finanças e ajuda internacionais, ao invés de buscar um trabalho espiritual.

Dados Principais:

Nome oficial: República de Moçambique.
Localização: Sudeste da África
Nacionalidade: moçambicana.
Data nacional: 25 de junho (Independência).
Capital: Maputo.
Cidades principais: Maputo (931.600), Beira (298.800), Nampula (250.500) (1991).
Idioma: português (oficial), línguas regionais (principais: ronga, changã, muchope). 
Religião: religiões tribais 47,8%, cristianismo 38,9% (católicos 31,4%, outros cristãos 7,5%), islamismo 13%, outras 0,3% (1980).
Forma de governo: República com forma mista de governo.