Mongólia

26/08/2011 17:48

 

 

Mongólia

         Mongólia, literalmente país/nação Mongol, é um país sem costa marítima localizado na Ásia Oriental e Central. Faz fronteira com a Rússia no norte e com a República Popular da China no sul, leste e oeste. O Império Mongol foi fundado por Genghis Khan em 1206. Após o colapso da Dinastia Yuan, os mongóis voltaram para os seus padrões anteriores. Nos séculos XVI e XVII, a Mongólia ficou sob a influência do Budismo tibetano. No final do século XVII, a maior parte da Mongólia havia sido incorporada a área governada pela Dinastia Qing. Durante o colapso da dinastia Qing, em 1911, a Mongólia declarou sua independência, mas teve de lutar até 1921 para estabelecer firmemente sua independência de fato e até 1945 para ganhar reconhecimento internacional. Como consequência, ficou sob forte influência Russa e Soviética: Em 1924, a República Popular da Mongólia foi declarada e a política mongol começou a seguir os mesmos padrões de política soviética da época.

     A Mongólia é o 19º maior país do mundo e o menos povoado país independente do mundo, com uma população de cerca de 2,9 milhões de pessoas. É também o segundo maior país do mundo sem costa marítima, depois do Cazaquistão.

Geografia

    O país contém muito pouca terra arável, sendo a maior parte de sua área coberta por estepes, com montanhas ao norte e ao oeste e com o deserto de Gobi, ao sul. Aproximadamente 30% da população são nômades ou seminômades.

    O clima é temperado continental e muito áspero, quase subpolar, com verões geralmente amenos e invernos longos e gelados. As precipitações se concentram no verão, com 380 mm nas montanhas e 125 mm no deserto, de pluviosidade média anual. A temperatura média anual da capital, Ulaanbaatar, é de -5°C, sendo desta forma a capital mais fria do mundo. Janeiro é o mês mais frio na capital, com temperatura média de -25°C, e o mês mais quente é julho, com temperatura média de 14,4°C. Embora tenha invernos normalmente muito secos, Ulaanbaatar pode ser atingida eventualmente por violentas tempestades de neve. A temperatura atinge facilmente -30°C em praticamente todo o seu território, não sendo raro chegar a -40°C ou -50 °C em determinadas localidades. A Mongólia tem 2,83 milhões de habitantes, dos quais quase um terço (960 mil) vivem na capital, Ulan Bator. No geral, 57% da população vivem nas cidades. Nas zonas rurais, assentamentos agrícolas já começaram a substituir os semi grupos nômades. Com uma média de menos de 2 habitantes por quilômetro quadrado, a Mongólia é um estado soberano, com uma das menores densidades populacionais do planeta.

Política

    Unificada como nação em 1203 que, sob o governo de Genghis Khan, se tornou o maior império conhecido desde a China e Coreia até a Europa Central. Sob domínio chinês e manchou entre 1368 e 1911.Uma revolução apoiada pela Rússia em 1921 instalou um governo marxista  revolucionário. Uma democracia multipartidária foi  instituída em 1990. O partido  Revolucionário do Povo foi eleito em 2000, com uma grande maioria. A Mongólia é, desde 1990, um regime parlamentarista, pluripartidarista, com eleições diretas.

Religião

    O budismo é a religião tradicional e predominante de Mongólia e, em general, dos povos mongoles. A diferença de outras nações asiáticas que desenvolveram sua própria forma de budismo (chinês, japonês, tailandês, tibetano, etc.) os mongoles praticam o budismo tibetano também conhecido como lamaísmo. Aliás o termo Dalai Lama é de origem mongol.

     A religião tradicional dos povos mongoles foi o xamanismo, que ainda influi na cultura mongola e em seu budismo, e é praticado por uma minoria dentro de Mongólia. No entanto, o budismo tibetano é a religião tradicional e predominante seguida pelo 93% da população. Foi em 1578 quando o militar mongol Altan Khan decidiu se aliar com os lambas budistas tibetanos para promover o lamaísmo no Império Mongol e foi, finalmente, coroado imperador. O budismo tibetano foi a religião oficial do Império Mongol com seu próprio líder espiritual, chamado Jebtsundamba Khutuktu.

     Até 2000, existiam entre 4.000 a 5.000 se reunindo todos os domingos, com uma comunidade estimada de 8.000 a 10.000 pessoas em mais de 60 igrejas, e cerca de 100 outros grupos informais pelo país.

Dados Gerais:

Capital: Ulan Bator
População: 2,951,786
Líder político: Presidente Nambaryn Enkhbayar
Religiões: 45.6% outras, 31.2% shamans, 22.5% budismo, 0.7%, cristãos
Língua: Mongol (entre outras)