Nepal

26/08/2011 17:49

 

 

Nepal

     O Nepal é um pequeno país montanhoso, encravado entre a China e a Índia na Cordilheira do Himalaia.

    A maioria dos habitantes vive nas colinas e no vale do Katmandu. Apenas 11% da população habita áreas urbanas e Katmandu, a capital, é a maior cidade, com 1,5 milhões de pessoas.

     Apesar da alta densidade demográfica e da geografia inóspita do território do Nepal, a população nepalesa cresce de forma acelerada. Mais de 40% dos nepaleses possuem idade inferior a 15 anos e estima-se que a população dobre de tamanho antes de 2025.

     Os principais grupos étnicos são os nepaleses e os biaris.

      A renda per capita nepalesa é de US$ 200 por ano. A economia baseia-se na agricultura de subsistência e mantém poucas relações comerciais com o resto do mundo.

    A topografia acidentada do país tem determinado um lento desenvolvimento, porém a encantadora beleza natural do Nepal e seu misticismo inerente têm atraído milhares de visitantes e ajudado a criar uma próspera indústria turística.

    O Nepal é o único reino hindu do planeta e até 1950 era extremamente isolado do resto do mundo. Em 1962, o rei Mahendra assumiu o poder, dissolveu o Parlamento e baniu os partidos políticos.

    A pressão populacional levou o país à primeira eleição livre em 1991 e a uma ampla liberalização na década de 90. O hinduísmo continuou sendo a religião do estado, mas as novas leis promulgadas em 1991 asseguraram a liberdade de culto e de religião, ainda que a evangelização continue proibida.

    A sua capital é Catmandu. No país se situa o monte Everest, o pico mais alto da terra com 8 848 m, na fronteira norte com a China.

    O Nepal é uma nação pobre, com uma economia baseada na agricultura e no turismo. Cerca de 90% dos habitantes trabalham na agricultura, principalmente no cultivo de arroz.

Geografia

    O Nepal é um pequeno país localizado no sul da Ásia, entre a Índia e a China (Tibete). O seu tamanho contrasta com uma superpopulação estimada entre 22 e 23 milhões de habitantes.

    O país é costeado pelas altas montanhas do Himalaia, com vários picos de mais de 6000 metros de altitude, destacando-se entre estes o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra. O Nepal é conhecido como "o teto do mundo".

     A capital Catmandu tem aproximadamente 800 mil habitantes. O país divide-se em 14 estados e 75 distritos. A maior parte da população vive em vilas nas montanhas, que são demarcadas por regiões e números.

     O clima é frio, porém somente nas montanhas há incidência de neve. O Nepal segue o regime de monções tendo 3 meses, de meados de junho a meados de setembro, de chuvas.

     Para quem visita o Terai e a região dos Vales, a chuva não chega a atrapalhar.

     Localizado na região dos Himalaias, o Nepal conta com uma das maiores diversidades de flora do planeta. A presença de grandes altitudes, o clima e o solo da região dentro de uma pequena extensão gerou esta diversidade.

Política

     Até 1990, Nepal era uma monarquia absoluta que funcionava sob o controle executivo do rei.

     Enfrentando movimento contrário à monarquia absoluta, o rei Birendra, em 1990, concordou com reformas políticas em grande escala e criou uma monarquia parlamentar, sendo o rei chefe de estado e um primeiro-ministro o chefe do governo.

      A legislatura de Nepal era bicameral consistindo em uma casa de representantes e de um conselho nacional. A casa de representantes consiste em 205 membros eleitos diretamente pelo povo.

     O conselho nacional tinha sessenta membros, dez nomeados pelo rei, trinta e cinco eleitos pela casa de representantes e os quinze restantes eleitos por um colégio eleitoral composto por representantes das vilas e das cidades.

     A legislatura teve um mandato de cinco anos, mas foi dissolvida pelo rei antes do término deste período. Todos os cidadãos do Nepal maiores de 18 anos adquiriram o direito ao voto.

     A assembleia constituinte do Nepal decidiu abolir a 25 de Maio de 2008 a única monarquia hinduísta do mundo e fazer nascer a mais nova república, depois dos rebeldes maoistas terem vencido as eleições de 10 de Abril de 2008.

Religião

      A religião do Nepal é o Hinduísmo, principal religião da Índia.

      O Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores.

      Tem origem em aproximadamente 3000 a.C. na antiga cultura Védica.

      O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.

      Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.

      O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.

      Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses). São os principais: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesa (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo). Atualmente, há cerca de 150 mil cristãos no Nepal. 

      O Nepal pode ser classificado como um país que "cresce em direção à perseguição". A rápida expansão da igreja não tem sido ignorada pelos hindus do país, muitos dos quais estão requerendo novas restrições à implantação de igrejas e à evangelização.

     Até aqui, tais tensões não têm restringido o crescimento da igreja e o maior limitador ao desenvolvimento do cristianismo tem sido a falta de treinamento para a liderança cristã. Essa situação poderá mudar no futuro.

 Motivos de Oração:
1- O Nepal precisa de estabilidade política e continuidade de governo.
Ore:
-Por um governo honesto, equilibrado e justo, capaz de lidar com seriedade com os imensos problemas econômicos do país. A pobreza da maior parte da população é uma questão fundamental. A guerra civil é uma ameaça. 
-Por paz.
2- A liberdade religiosa aumentou, mas ainda é parcial. Os hindus militantes no Nepal, estão atingindo os cristão com uma política maligna e com a violência que objetiva expulsar os cristãos do país.
Ore:
-Por completa liberdade religiosa, não só garantida pela constituição, mas também respeitada pelas autoridades.
-Pela completa frustração dos planos dos extremistas, e para que seus olhos sejam abertos para o Senhor Jesus.
3- O tráfico de garotas nepalesas para a " indústria do sexo" da Índia e do Oriente médio é um mau terrível. Estima-se que haja 250,000 na Índia( principalmente em Mumbai - Bombain), onde são abusadas de maneira terrível; 60 a 70% são HIV positivas, e poucas irão chegar aos 25 anos de idade. Nós cristãos já alcançamos e resgatamos algumas dessas garotas sofredoras. 
Ore:
-Pelo sustento financeiro e espiritual desta obra para que possamos alcançar o alvo de resgatarmos 3.000 meninas no Nepal até 2012.

-Pela proteção, sustento e estrategias na vida dos missionários brasileiros que estão no Nepal.