Preparação Para Linderança

17/10/2011 15:33

 

Preparação Para Linderança

 

Quando lemos a história de grandes líderes como Moisés, Josué e outros, ficamos maravilhados e até nos espelhamos e sonhamos em ser grandes líderes como tais homens, e somos muito motivados e até pensamos e dizemos para nós mesmos: A partir de hoje eu vou ser como tal líder, mas o que nós nos esquecemos é que todos esses grandes líderes tiveram que ser preparados, e é sobre este assunto que iremos compartilhar – PREPARAÇÃO PARA LIDERANÇA – iremos compartilhar sobre apreparação de Josué.

 

Primeiro devemos levar em consideração os primeiros anos da vida de Josué que foram em meio à escravidão e opressão do egito: E os egípicios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Êxodo 1:13

 

Se observarmos os grandes líderes da história, iremos notar que todos eles passaram por grandes dificuldades, exemplo: Moisés passou 40 anos no deserto, davi foi perseguido por Saul e por seu filho Absalão, e muitos outros líderes. E não foi diferente com Josué, ele também passou por momentos dificeis e algus deles é o que citamos acima, mais, devemos levar em consideração que os momentos dificeis fazem com que tenhamos grandes experiencias com Deus, e isso foi o que aconteceu com Josué, veja abaixo algumas dessas experiencias:

 

Josué estava entre aqueles que clamaram a Deus pedindo livramento: E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. Êxodo 2:23

 

O povo obtém a resposta de Deus e Deus livra o povo da escravidão do Egito e se dar início ao êxodo (saída), e é aqui que Josué começa a ter experiencias com Deus, por quê?

Porque na saída do povo de Israel do Egito, Josué testemunha:

 

  1. As pragas que aconteceram no Egito (Êxodo 7:14 ao 12:29)

  2. A impotência dos deuses egípcios (Êxodo 7:10-13)

  3. A humilhação de faraó (Êxodo 8:8-10)

  4. testemunha a provisão divina (Números 11:31 ao 33)

     

Depois de todas essas experiencias,Deus começa a prepará-lo para ser um grande líder.

 

1 – Deus sempre trabalha através de processos

 

Josué não começou liderando o povo de Israel, pelo contrário, primeiro ele aprendeu muito sobre liderança, e esse aprendizado na vida de Josué foi de forma prática, vejamos como foi esse processo de aprendizado:

 

  • Josué foi líder de uma tribo

Veja abaixo alguns versículos que nos mostra isso:

 

Números 13:2 – Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um principe entre eles.

 

Números 13:8 – Da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;

 

Números 13:16 – Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.

 

Então podemos ver acima que Josué começou em um processo, pois Deus pediu que Moisés enviasse os principes de cada tribo, ou seja, os líderes de cada tribo. E é nesse processo que Deus começa a provar Josué, para ver se ele estar preparado para assumir uma coisa maior. Veja abaixo algumas dessas provas e qual o comportamento de Josué:

 

Primeira prova

 

E Josué, filho de Num e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. Números 14:6-10

 

Nessa primeira prova Josué permanece ao lado de Deus arriscando a sua própria vida.

 

Segunda prova

 

Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó! Porquanto não perseveraram em seguir-me; exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor. Números 32:11 e 12

 

Como acabamos de ler acima, Josué mesmo fazendo parte da minoria decidiu de todo coração seguir ao Senhor. E foi aprovado. Então Josué começa uma nova etapa em sua vida.

 

  • Josué começa a ajudar Moisés a liderar o povo de Israel

 

Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.

E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.

E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.

E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;

E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés. Números 27:18-23

 

  • Josué começa a liderar batalhas

 

Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.

E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. Êxodo 17:9 e 10

 

Veja que nesse processo de preparação Josué aprendeu muitas coisas. Pois quando Deus nos prova Ele quer nos levar a um novo nível de relacionamento com Ele. Veja abaixo algumas coisas que Josué aprendeu nesse processo:

1 – Josué aprendeu a ter paciência

Passou 40 anos esperando para entrar na terra de Canaã.

 

2 – Aprendeu a buscar a Deus

 

Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo:

O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação,

Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.

Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. Números 27:15-18

 

3 – Aprendeu seguir somente a Deus

 

Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais. Números 14:8 e 9

 

2 – O chamado para liderar o povo de Israel

 

Só depois de toda esta preparação é que Josué é chamado para liderar o povo de Israel. Quando Deus chamou a Josué houve uma testificação em Moisés, no próprio Josué e no povo.

 

Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo:

O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles. E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.

E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés. Números 27:15-23

 

  • Deus disse a Josué que ele era o novo líder

 

E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:1-9

 

  • Deus mostrou ao povo que Josué era o novo líder

 

E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo. Josué 3:7

 

3 – Avaliações da liderança de Josué

 

1 – Exercitou liderança imediata

 

Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que o SENHOR tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões, segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra. Josué 11:23

 

2 – Aprendeu com o passado

 

Então Josué lhes disse: Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o SENHOR a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes. Josué 10:25

 

3 – Apegou-se a Palavra de Deus

 

E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei.

Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles. Josué 8: 34 e 35

 

4 – Ensinou o povo a importância da Palavra de Deus

 

Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda; Josué 23:6

 

5 – Reconheceu que Deus supria todas as necessidades

 

E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou. Josué 23:14

 

6 – Comprometeu-se de servir ao Senhor por toda a vida

 

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Josué 24:15

 

Como vimos acima, Josué passou por um processo de Deus para ser quem ele foi. Devemos também passar por um processo de Deus para cumprirmos o plano que Ele preparou antes da fundação do mundo para as nossas vidas, devemos entender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo o seu propósito.

 

 

                                                                                                                                                                                                             Por Jackson Soares