Quênia

26/08/2011 17:51

 

 

Quênia

    O Quênia tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1963. Jomo Kenyatta, eleito o primeiro presidente queniano, deixou de lado os interesses da nova nação para atender exclusivamente sua tribo kikuyu. Em seu governo, o país foi aberto para empresas transnacionais.

    A população do Quênia tem alta taxa de crescimento. Por conta disso, o país tem uma das populações mais jovens do planeta, com mais de 40% dos quenianos abaixo dos 15 anos de idade.

    São faladas 61 línguas no país. O inglês e o suaíli são os idiomas oficiais, utilizados para os quenianos de diferentes etnias se comunicarem.

    O Quênia abriga um grande número de refugiados somalis, mais de 170 mil, que se refugiam no leste do país.

     Nairóbi, a capital, abriga mais de 2,5 milhões de pessoas, e é uma das cidades que mais cresce no mundo.

Geografia

     O Quênia está situado na África oriental,tendo fronteiras a leste com a Somália, a norte com a Etiópia e o Sudão, a oeste com o Uganda, a sudoeste com a Tanzania e a sueste é banhado pelo Oceano Índico.

      A parte ocidental faz parte do sistema de depressões do Vale do Rift, que deu origem aos grandes lagos africanos, e essa zona do país é banhada por dois dos maiores: o lago Vitória e o lago Turkana.

      As falhas do rifte são rodeadas por montanhas, algumas das quais de origem vulcânica, que atingem o ponto mais alto no centro do país, no Monte Quénia, com 5199 m. A leste e a sul, o relevo suaviza-se, em especial junto à fronteira da Somália, onde se estende uma extensão significativa de planície. 

Política

     O Quênia tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1963. Jomo Kenyatta, eleito o primeiro presidente queniano, deixou de lado os interesses da nova nação para atender exclusivamente sua tribo kikuyu. Em seu governo, o país foi aberto para empresas transnacionais. 

      Após sua morte em 1978, Daniel Arap Moi, vice-presidente, assumiu o poder. Em novembro daquele ano se realizariam eleições gerais; no entanto, o partido de Daniel foi o único autorizado a concorrer.

      Em maio de 1983, o presidente denunciou uma tentativa de golpe planejada por seu ministro do Interior, Charles Njonjo.

     O presidente solicitou eleições antecipadas, concorreu contra Njonjo e obteve uma esmagadora vitória. Daniel permaneceu no poder até dezembro de 2002, depois de eleições pacíficas que levaram Mwai Kibaki ao governo.

      O partido de Kibaki, NARC, se dividiu em 2005, durante um processo de revisão constitucional. Desertores do partido se uniram à oposição para formar o Movimento Democrático Laranja.

      Os dois partidos se confrontaram nas eleições de dezembro de 2007, e a reeleição de Kibaki gerou um extenso conflito que matou mais de 1.500 pessoas.

       Depois de acordos, os dois candidatos concordaram em estabelecer a função de primeiro-ministro, ocupada pelo concorrente Raila Odinga, e a criação de uma coalizão governamental.

Religião

       Quanto à religião, aproximadamente 80% da população do país é cristã. Oficialmente, o islamismo abrange 10% dos quenianos, mas alguns grupos muçulmanos afirmam ser 30%. O islamismo é preponderante entre a etnia somali, e é o maior grupo do Centro-Norte do país.         

        Ele também representa 50% da população da Província da Costa, ao sul. A parte disso, o restante da população é majoritariamente cristão.

         A Igreja no Quênia tem seu início datado em 1844, com a chegada de missionários. O Reavivamento do Leste Africano (1948-1960) marcou profundamente as Igrejas Anglicana, Presbiteriana e Metodista. O crescimento de igrejas pentecostais tem sido enorme.

Dados Gerais:

Capital: Nairóbi
Idioma: Inglês, Suali e outras línguas locais.
Governo: Republica chefiada pelo presidente Mwai
População: 38,5 milhões (22 % urbana)
Área : 580.367 Km
Religião: Cristianismo 78%  Islamismo 10%
Localização: Leste da África