Sudão

26/08/2011 17:53

 

 

Sudão


    O Sudão é o maior país da África e localiza-se no centro-leste do continente. Seu território divide-se em duas regiões bem distintas: uma área desértica ao norte e uma área de savanas e florestas tropicais ao sul.

    Conhecido na Antiguidade como Núbia, o Sudão é incorporado ao mundo árabe na expansão islâmica do século VII. Entre 1820 e 1822, é conquistado e unificado pelo Egito e posteriormente entra na esfera de influência do Reino Unido. Em 1881 eclode uma revolta nacionalista chefiada por Muhammad Ahmed bin' Abd Allah, líder religioso conhecido como Mahdi, que expulsou os ingleses em 1885. O Sudão é hoje o maior país da África,e sua    população estima-se em 40,2 milhões (43% zona urbana e está em guerra civil há 46 anos. O inglês e o árabe são os idiomas oficiais e sua capital é Cartum.   

Politica

    O Sudão é uma república autoritária onde todo o poder está nas mãos do presidente Omar Hasan Ahmad al-Bashir;desde outubro de 1993.

    Depois da Independência, os esforços do norte e os não-árabes do sul duraram de 1995 a 1972.Após 12 anos de apreensão e da concessão de certa autonomia ao sul, os conflitos foram reiniciados em 1983 depois de novas tentativas de imposição do islamismo no sul. Um golpe do islamismo radical, em 1989, aumentou os conflitos entre os muçulmanos  e os povos do sul nas montanhas Nuba e nas províncias do Sul, e depois, com os grupos muçulmanos ao longo das fronteiras da com a Etiópia e  Eritreia, durante a década de 90. Tentativas de restaurar a paz  estão sendo resgatadas. Em julho de 2009 acontecerão as primeiras eleições no país desde a promulgação do acordo de paz, em 2005                                

 Religião

    A religião é um aspecto importante no país do Sudão, com a maioria das pessoas sendo animistas, cristãos ou muçulmanos.

    A Constituição concede certa liberdade religiosa, mas na prática ela é usada de forma arbritária.Tentativas rudes de islamizar os  não muçulmanos continuam sendo feitas. Todas as  escolas do norte , incluindo as que são dirigidas por cristãos, foram transformadas em escolas do Alcorão, para tristeza de 2 milhões de cristãos no norte. Mesmo com a discriminação, demolição das igrejas com tratores e  perseguição contra pessoas, existe considerável liberdade para os ministérios cristãos.  Atualmente, o país é lar de oito milhões de cristãos, mais de 20% da população. A existência da Igreja no sul tem sido ameaçada pela influência do governo islâmico de Cartum. No sul, onde estão 5,5 milhões de cristãos, as religiões tradicionais africanas - em especial a bruxaria - também ameaçam o cristianismo.

          Apesar da intensa perseguição, os cristãos sudaneses têm sido capazes de realizar ministérios significativos e de crescer em meio ao sofrimento. Católicos, episcopais, e a Igreja de Cristo no Sudão viram pessoas significativas se voltando a Cristo. Cruzadas evangelísticas têm sido realizadas na capital, e as igrejas têm se multiplicado rapidamente no sul. Apesar do risco substancial, diversas organizações estrangeiras oferecem ajuda humanitária, literatura e treinamento para a Igreja sudanesa.  O Sudão é predominantemente muçulmano; aproximadamente 75% da população está ligada ao Islão, enquanto que entre 15-20% veneram deuses indígenas, e 5% da população é cristã (principalmente no sul do país).

         A fome e as doenças dificultam o trabalho dos líderes cristãos sudaneses. Se a ajuda internacional fosse totalmente restaurada e os envios alcançassem a Igreja, sua capacidade de evangelizar e conseguir novos convertidos aumentaria substancialmente

Geografia

           Os desertos da Núbia e da Líbia tem o clima árido e  predominam no norte, enquanto que no sul são as savanas e florestas tropicais que tomam conta da paisagem. O rio Nilo é o principal rio do país, e é fonte de energia eléctrica e de irrigação para as plantações de algodão, principal produto de exportação, ao lado da goma-arábica. A maioria da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária.  

    O Sudão é um dos países mais pobres do mundo e os cristãos são os que se encontram em pior situação. Os combatentes desalojam a população civil, roubam os rebanhos e incendeiam vilarejos. Além disso, terras férteis estão improdutivas em função da constante movimentação da população que foge das áreas de conflito.  Tem uma área total de 2 505 815 km², sendo desta forma o maior país africano e o décimo do mundo.  Quase toda a população do Sul foi desalojada durante o período da guerra, e mais de 5 milhões foram afetados. Outros 500.000 refugiados fugiram para os países vizinhos.

Dados Gerais:

Capital: Cartum
Governo: Republica Presidencialista
População: 40,2 milhões (43% urbana)
Área : 2.505.813 Km
Localização: Centro-leste da África
Idiomas: Inglês e o Árabe (Idiomas Oficiais)
Religião: Islamismo 70% Cristianismo 20% Tradições Tribais 10%
Perseguição: Algumas Limitações

Motivos de Oração:

O Tribunal Penal internacional determinou a prisão do presidente Omar Al Bashir por crimes de guerra na região da Darfur.
 Ore:
-Para que a justiça de Deus seja feita nesta situação.
-Para que Deus levante intercessores que ouçam a Sua voz chamando-os e derramando encargos por este povo.
-Por direções claras para amparo dos milhares de órfãos e viúvas.
-Pelos obreiros da MCM que estão lá.