Tailândia

26/08/2011 17:53

 

 

Tailândia

   O Reino da Tailândia é um país asiático, dividido entre a Indochina e a península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo mar de Andamão e a oeste e norte por Mianmar. A capital do país é a cidade de Bancoc.

Geografia

     A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, sendo limítrofe com Laos e Camboja, ao leste; Myanmar a oeste e Malásia, ao sul. A Tailândia é também conhecida como Sião, que era o nome do país até meados de 1949. Thai significa "livre", em tailandês e é assim que as pessoas geralmente se referem quando vão falar sobre esse país e seus habitantes ( cultura thai,língua thai, habitantes Thais,etc.)

     A região norte do país apresenta um relevo bastante montanhoso, sendo o ponto mais alto o monte Doi Inthanon, com 2 576 m. Na porção noroeste há também uma área elevada denominada Khorat Plateau que é, a leste, contornada pelo rio Mekong, um dos maiores do mundo, drenando uma grande área do continente asiático. No entanto, devido ás suas variações em seu fluxo e por ser bastante encachoeirado, esse rio não é navegável. Outro rio importante é o Chao Phraya , com 370km, que corta o país de norte a sul, atravessando, inclusive, a capital, Bangkok. Na região sul do país o relevo é mais baixo, sem muitas elevações.

     A Tailândia está localizada na zona climática Tropical, portanto seu clima é bastante quente e caracterizado por monções. A vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais.

     A população da Tailândia é relativamente homogênea: 85% da população compartilham a mesma cultura e língua, thai, que é o idioma ensinado nas escolas e usado no governo. O inglês é a segunda língua mais falada. No entanto, existem também diversos grupos étnicos como Shan, Lue, e Phutai. A maioria da população já está localizada nas áreas urbanas do país, e quanto mais o país se industrializa, mais a população das cidades aumenta, principalmente em Bangkok.

Política

      Assim como a Espanha, o Reino Unido e o Japão, o país é uma monarquia constitucional, isto é, um território onde o primeiro-ministro é o chefe de governo e onde o monarca é o chefe de estado. O poder executivo é exercitado atualmente por uma junta militar que aponta seus Primeiros-ministros e o Gabinete. O poder legislativo é investido em uma legislatura apontada pela junta. O judiciário é independente do executivo e do legislativo. As atividades políticas são proibidas atualmente. Antes do golpe de estado de 2006, o reino era uma democracia parlamentar, com uma legislatura bicameral eleita. A Tailândia se divide em 75 províncias (changwats) e 1 municipalidade (maha nakhon) com o mesmo nível administrativo das províncias. As províncias estão reunidas em 4 regiões que não possuem função administrativa e são utilizadas apenas para fins estatísticos e geográficos, são elas: Central, Norte, Nordeste e Sul. O poderoso exército dominou a vida política e comercial por 60 anos. A corrupção e as práticas egoístas dos líderes do exército espalharam a corrupção a todos os níveis da sociedade e serviram para proteger o crime, a prostituição, o tráfico de drogas e o comércio organizado de armas. A violenta repressão das demonstrações pró-democracia de 1992 levou à sua humilhação. Sucessivos governos civis prometeram limpar a corrupção da sociedade, mas só no discurso, porque na prática pouco mudou. As pressões do povo e da mídia podem forçar algumas das reformas desejáveis.

Religião

      A liberdade religiosa é garantida pela constituição, que foi modificada em 1998, com a separação entre o Estado e o budismo, e aumentou a harmonia entre as comunidades religiosas.

     A Constituição afirma que o Islã é a "religião do Estado" e que "nenhuma lei pode ser contrária às crenças e disposições da sagrada religião do Islã." Ela proclama que "os seguidores de outras religiões são livres de exercer a sua fé e realizar os seus ritos religiosos dentro dos limites das disposições da lei." Governo e líderes políticos aspiram a um ambiente nacional que respeite o direito à liberdade religiosa. Efeitos residuais dos anos das regras talibãs, suspeita da população quanto à influência e as motivações dos estrangeiros, e ainda frágeis instituições democráticas são fatores que retardam a concretização desta aspiração. A intolerância se manifesta no assédio e violência ocasional contra as minorias religiosas e os muçulmanos desculpam-se que as minorias não respeitaram as estruturas do conservadorismo islâmico.

     Observadores estimam que 80% da população é muçulmana sunita, 19% muçulmano chiíta, e os outros grupos religiosos perfazem menos de 1 por cento da população. Existem cerca de 2.200 fiéis hindus e sikhs e mais de 400 bahais.

Dados Gerais

Continente: Ásia
Capital: Kabul
Extensão territorial: 652.090 km²
População: 27.145.277 habitantes (2007)
Religião: Muçulmana
Idioma: Pachto e Dari
Moeda: Afegane