Turquia

26/08/2011 17:55

 

 

Turquia

     A Turquia cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país euroasiático que se estende por toda península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia e pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. A Turquia é um dos seis estados turcos independentes. O país faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante.

       A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falada pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população. A história do povo da Turquia remonta ao início da Idade Média, quando nômades turcos vagavam pela Ásia Central e pela Mongólia, vivendo em tendas e cultuando a natureza.

       A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural. O país tem relações estreitas o ocidente, nomeadamente através da sua presença em organizações como o Conselho da Europa, OTAN, OCDE, OSCE e G20. A Turquia iniciou as negociações de adesão plena à União Europeia em 2005, da qual é membro associado desde 1963 e com a qual tem um acordo de união aduaneira desde 1995. O país também tem fomentado estreitas relações culturais, políticas, econômicas e industriais com o Oriente Médio, com os estados turcos da Ásia Central e com os países africanos através da participação em organizações como a Organização da Conferência Islâmica e a Organização de Cooperação Económica. Graças à sua localização estratégica, a sua grande economia e o seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

Política

       O Império Turco Otomano se estendeu através do Norte da África, da Arábia, da Ásia Ocidental e do Sudeste da Europa. Sua morte e fragmentação final na Primeira Guerra Mundial levaram á revolução, ao nascimento da Turquia moderna e á formação de uma república em 1923 pelo muito reverenciado Ataturk. Períodos de desordens sociais e governos militares levaram ao retorno do governo democrático, em 1983, mas com os militares ainda retendo uma influência considerável. A Turquia é membro da OTAN, mas está em disputas com a Grécia, outro membro da OTAN, por razões históricas antigas, e sobre direitos territoriais no Mar Egeu e a divisão de Chipre. A supressão da grande minoria curda foi moderada durante os anos 90. Mas a longa e sangrenta guerra contra os separatistas curdos causou 30.000 mortes e destruições no sudeste; Após 1999, sua intensidade foi consideravelmente reduzida. As ligações econômicas da Turquia com a Europa, as ligações culturais com Ásia Central e a proximidade dos conflitos com o Iraque, os Bálcãs e o Cáucaso têm aumentado sua importância estratégica. Existem tensões entre a Turquia e quase todos os seus vizinhos.

Geografia

     A Turquia é um país transcontinental situado na Eurásia cujo território é aproximadamente um retângulo, localizado entre as coordenadas 36° a 42° norte e 26° a 45° leste, com cerca de 1 500 km na direção leste-oeste, 1 650 km na direção sudeste-noroeste e entre 450 e 650 km na direção norte-sul. A oeste do Mar de Mármara e dos Estreitos Turcos situa-se a parte europeia, a Trácia Oriental, que constitui 3% (23 764 km²) da área do país. A leste situa-se a parte asiática, a península da Anatólia, a qual constitui 97% (755 688 km²) da Turquia. A área total, incluindo lagos, é de 779 452 km², o que faz do país o 36º do mundo em superfície.

    As variadas paisagens da Turquia são o produto de complexos movimentos telúricos que deram forma à região ao longo de milhões de anos e ainda se manifestam em terramotos relativamente frequentes. As últimas erupções vulcânicas ocorreram em tempos históricos, nomeadamente no Monte Argeu, próximo da atual Kayseri.  A maior cidade do país e da Europa, Istambul (anteriormente chamada Bizâncio, depois Constantinopla), encontra-se entre a Trácia e a Anatólia, dividida ao meio pelo Estreito do Bósforo. Trata-se da única cidade do mundo situada em dois continentes.

     Embora a maior parte do território da Turquia se possa considerar mediterrânico, a variedade da topografia e, principalmente, a existência de cadeias de montanhas que correm paralelamente a quase todas as regiões costeiras e que impedem que a influência marítima avance para o interior, criam grandes variações climáticas regionais.

     O clima das áreas litorais do Egeu e do Mediterrâneo é do tipo mediterrânico, com invernos chuvosos e verões quentes e relativamente secos, embora com elevada humidade relativa. As temperaturas no inverno podem ser bastante baixas, principalmente a ocidente, mas geralmente são relativamente amenas, sobretudo a leste de Antália. A precipitação varia entre 580 e 1 300 mm anuais. As temperaturas médias rondam os 9ºC no inverno e 29ºC no verão, sendo frequentes máximas próximas dos 40ºC.

Religião

     A Turquia é um estado secular, sem religião oficial; a constituição consagra a liberdade religiosa e de consciência. O Islão é a religião dominante no país em número de seguidores - 97% ou 98% da população é muçulmana "praticante", um número que segundo algumas fontes sobe para mais de 99% (alguns referem 99,8% se se contabilizarem os "não praticantes". No entanto há estudos que apontam para que a percentagem de muçulmanos que observam a generalidade dos preceitos islâmicos, como o de rezar todos os dias e ir à mesquita pelo menos na sexta-feira, não ultrapasse os 66%. Segundo um estudo de 2009, 88% da população seguia os princípios básicos do Islão, mas apenas 38% rezava mais do que uma vez por semana. Segundo um estudo de 2002, só 65% dos turcos considerava a religião muito importante, e outro de 2005, da Comissão Europeia, indicava que 95% da população da Turquia acreditava que existia um Deus. A maioria da população não muçulmana (entre 1% e 02,%) é cristã (140 000; 0,2%), mas também há judeus (entre 18 000 e 26 000 yazidis (entre 432 e 5 000) em seguidores de Ahl-e Haqq (50 000) e bahá'ís (entre 10 000 e 20 000). Os cristãos são sobretudo apostólicos ou ortodoxos arménios (50 000), católicos arménios (2 500), protestantes arménios (500), ortodoxos sírios (15 000), mas também há católicos romanos (5 000), católicos caldeus (5 000), ortodoxos gregos (entre 3 000 e 4 000) e protestantes (3 000). Os restantes credos cristãos têm cerca de 3 000 seguidores. Segundo um estudo de 2007, cerca de 3% da população turca é ateia ou agnóstica.

     Geralmente os jovens deixam o país para ir estudar, o que faz com que a população cristã diminua.

     Os turcos guardam amargas lembranças de ações da Igreja em tempos remotos, e possui falsas percepções e ideias sobre o cristianismo. Atualmente há 1.100 missionários no país.

DADOS GERAIS:

Capital: Ancara
Governo: Capital: Democracia parlamentar republicana, chefiada pelo presidente Abdullah Gul desde agosto de 2007 .
População: 75,8 milhões (69% urbana)
Área: 779.452 km
Localização: Sudeste da Europa e Oeste da Ásia
Idiomas: Turco, Curdo, Zazaqui, Azeri.
Religião: Islamismo 99,8 %, outras 0,2 %